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5 passos para uma empresa de sucesso

Muitas pessoas acham que para empreender basta uma boa ideia e um pouco de sorte. Isso não é verdade. Existe uma palavra fundamental para os negócios de sucesso: planejamento.

Alguns empresários subestimam a importância de se planejarem adequadamente e se surpreendem quando seus negócios começam a amargar esultados negativos.

Para que isso não aconteça com você, decidimos dar algumas dicas que vão orientá-lo sobre os principais tópicos que precisam ser organizados. Vamos lá?

1. Plano de negócios

Essencial para qualquer negócio, independentemente do porte da empresa. O plano de negócios obriga o empresário a refletir sobre a sua ideia, verificando se, de fato, ela é viável economicamente.

Para criar um plano de negócios, você pode partir de estudos mercadológicos externos, contextualizando os dados para a sua empresa. Por exemplo: você pretende criar um e-commerce, mas um estudo mostrou que a maioria das pessoas tem medo de comprar on-line. Partindo dessa premissa, como a sua empresa reverterá esse quadro negativo?

É nas adversidades que moram as grandes oportunidades de explorar mercados novos. Sendo assim, não fique frustrado caso constate que a sua ideia não é viável.

2. Analise a concorrência

Para planejar uma empresa de sucesso, você não pode apenas olhar para o seu empreendimento. Muitas informações valiosas podem ser obtidas observando os concorrentes.

Por exemplo: seus concorrentes vendem os produtos deles pelo dobro do preço que você estabeleceu. Talvez, isso signifique que você esteja subestimando os custos de produção.

3. Pesquise o público-alvo

Não deixe para descobrir se as pessoas gostarão do seu produto no dia da inauguração da empresa. Realizar testes e pesquisas é fundamental, pois indica possíveis falhas e revela se as pessoas entendem o seu produto ou se sabem usar o seu serviço.

4. Planeje o seu marketing

Por melhor que seja a sua ideia, ela não vai se vender sozinha. As estratégias de marketing ajudam as pessoas a conhecerem a sua marca e considerarem a parceria com o seu empreendimento.

Elas não devem ser feitas de maneira amadora, sem um planejamento detalhado. Sendo assim, estabeleça uma verba para ser investida em marketing e contrate profissionais capacitados para implementar essas ações.

5. Esteja preparado para lidar com crises

Nem todo mundo gostará do seu produto. No caso de haver uma crítica agressiva na internet, como você contornará a situação? Para evitar surpresas desagradáveis, simule essas situações e treine adequadamente os seus profissionais.

Como demonstramos neste artigo, planejar um negócio de sucesso exige que o empresário avalie aspectos que não estão diretamente ligados com a produção de seu produto. Ainda assim, eles são importantes.

Gostou dessas dicas? Então, compartilhe-as com aquele seu amigo que também está empreendendo.

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